alimentar consciências | Paulo Estoura

Mais do que uma ideia POLÍTICA de manutenção de regras…é uma ideia humana de preservação de vidas e consciência cívica!! Não culpem qualquer governo ou ação !! De norte a sul do país o confinamento foi recebido com passeios ao ar livre numa apoteose de tenho de respirar…. porque em casa sinto o coração a palpitar a liberdade e um direito que me assiste, a economia no Algarve vai sofrer... e outros tantos blás !   Lá se foram as cantorias nas varandas de apoio ao médico que cuidava, ao doente que sofria e a todo aquele que um ente perdia.  Os portugueses tem sofrido muito, dizia alguém hoje. Tem sofrido sim…do ginásio que não vão,  da dança que não fazem, da festa que não participam, da cerveja que não bebem, do bar que não frequentam, do jogo que não assistem, dos caracóis que não comem, dos amigos que não encontram ou dos passeios de jogging que não fazem.    Não podemos ficar muito tempo isolados que fica tudo aparvalhado. É um sofrimento da treta. Uma heresia que ne

Risotto de castanhas e Vinhão com Vitela Minhota | Tiago Sousa

 
 
 

Receita para 4 Pessoas

 

Ingredientes

20 Castanhas

350g Arroz de Risotto

200g Manteiga

1 cebola grande

Funcho

6 grãos de Cardamomo

Loureiro

1 Carcaça de Frango ou um pedaço menos nobre do Frango (para fazer o caldo)

2 copos de Vinhão cerca de 0.5L

4 medalhões de Vitela Minhota cerca de 150g cada

Ramo de Alecrim

2 dentes de alho

100g Queijo da Ilha ralado

100g Mozzarela  ralado

Caldo

Colocar a carcaça de frango a cozer em cerca de 3 litros de água com um ramo de funcho e 2 folhas de loureiro, temperar com sal, pimenta preta e piri piri a gosto e deixar apurar cerca de 30 min.

Castanhas

Lavar as castanhas golpear e numa panela com água colocar a cozer com sal ,funcho (podem usar erva doce de preferirem)  e cardamomo , deixar ferver cerca de 15 min, retirar as castanhas e reservar a calda.

Risotto

Numa frigideira (certã) colocar 100g de manteiga  juntamente com a cebola picada a estrugir, quando alourada colocar o arroz a fritar e as castanhas previamente descascadas e partidas em pedaços , de seguida colocar o vinhão e deixar ferver um pouco, continuar a  cozinhar o arroz e acrescentar caldo de frango e a água da cozedura das castanhas aos poucos sempre que necessário, ir mexendo sempre, e sempre assim.  Começando a ficar sem caldas acrescentar e continuar a mexer e deixar cozinhar, corrigir temperos se necessário . Quando o arroz tiver cozinhado acrescentar os queijos e mexer servir logo de seguida, se gostar de um sabor mais forte pode acrescentar 200g de queijo da ilha só!

Carne

Temperar a carne com sal, numa frigideira derreter em lume branco a manteiga com os destes de alho e o ramo de alecrim  quando feito retirar o alho e o alecrim e levantar a temperatura para cozinhar a carne , selar primeiro de ambos os lados e baixar o lume para não queimar, cozinhar ao ponto desejado.

@tiagosousa
__

Pontuação Geral: